OBJETIVO: Auxiliar desde a operação em sistema automatizados à leitura de desenhos técnicos e diagramas lógicos, calibração de instrumentos , parametrizações de inversores, soft start e outros dispositivos em campo, o TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL é uma pessoa chave em uma ou mais áreas da planta industriai, de modo a ajudar no planejamento técnico do setor, da execução de projetos e das manutenções preventivas e preditivas.
ATRIBUIÇÕES:
* Elaborar e fazer lógicas de controle conforme processo;
* Definir e elaborar arquiteturas de sistemas para melhor controle visando funcionalidade e custo beneficio;
* Preparar listas de I/O, elaborar telas em IHM (Interfaces Homem Máquina) e supervisórios [1];
* Especificar hardwares de Controladores Lógico-Programáveis (CLPs) e programar neles, configurar redes, comissionar máquinas e realizar Start-ups_ _na planta;
* Programação nos principais PLC e Supervisórios existentes no mercado;
* Atuar em trabalhos de campo: painéis elétricos, partidas de motores. Fazer instalações e manutenção de painéis elétricos e de redes industriais [2] (como a Ethernet).
* Parametrizar inversores de frequência_, _soft-starters, transmissores, relés, multimedidores etc.
* Executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas. Operar testes de funcionalidade e elaborar relatórios técnicos.
* Treinamentos e Capacitações aos técnicos de instrumentação / elétrica.
* Treinamentos aos operadores de processos com noções de malhas de controle e procedimentos de como operar um sistema de automação para melhor rendimento da planta automatizada.